terça-feira, 3 de junho de 2014

Como se forma o arco iris ?

·       O arco-íris é um fenómeno óptico que se forma em razão da separação das cores que formam a luz solar. Ele pode ser observado sempre que existirem gotículas de água suspensas na atmosfera e a luz solar estiver a brilhar acima do observador em baixa altitude ou ângulo, ou seja, ele pode acontecer durante ou após uma chuva. Esse acontecimento ocorre em razão da dispersão da luz.


·       Dispersão é o fenómeno que causa a separação de uma onda em vários componentes espectrais.


·       A luz do sol é uma onda de luz branca formada por várias cores, quando essa luz incide sobre uma gota de água os raios luminosos penetram nela e são refractados, sofrendo assim a dispersão. O feixe de luz colorido, dentro da gota, é refletido sobre a superfície interna da mesma e sofre novo processo de refratação, motivo que provoca a separação das cores que um observador consegue ver. É evidente que essa dispersão ocorre com todas as gotas de água que estiverem na superfície recebendo a luz proveniente do Sol.


·       O arco-íris não existe, trata-se de uma ilusão de óptica cuja visualização depende da posição relativa do observador. É importante salientar que todas as gotas de água refratam e refletem a luz da mesma forma, no entanto, apenas algumas cores resultantes desse processo é que são captadas pelos olhos do observador.

domingo, 1 de junho de 2014

A cor dos objectos

·       A cor dos objectos varia consoante a radiação que eles reflectem. Um objecto, quando iluminado, absorve todas as radiações visíveis à excepção daquelas cujo comprimento de onda corresponde à cor do próprio objecto, que as reflecte.


·       Por exemplo, um objecto vermelho, quando iluminado por luz branca, absorve todas as radiações visíveis, reflectindo apenas aquelas cujo comprimento de onda corresponde à cor vermelha. Desta forma, esta radiação reflectida é captada pelo nosso aparelho ocular que, através de fenómenos complexos, transmite-nos a sensação que o objecto é vermelho.


·       No entanto, a radiação reflectida depende do tipo de radiação incidida. Por exemplo, se iluminarmos um objecto verde com uma luz  magenta (combinação entre o vermelho e o azul), toda a radiação é absorvida, não havendo relfexão. Deste modo, o objecto adquirirá uma cor negra.
Porque vemos as cores?

·       As cores que vemos no nosso dia-a-dia derivam das diferentes frequências que a luz visível possui.

·       A cada frequência corresponde uma única cor e o brilho desta varia consoante a amplitude da radiação.

·       O fenómeno da luz é explicado segundo a teoria tricromática. Segundo esta, a luz possui três cores primárias: o vermelho, o verde e o azul. As diferentes combinações destas cores originam as restantes.


·       Para a obtenção da luz branca, é necessário uma mistura das três cores primárias nas mesmas proporções. O preto obtém-se através da ausência de qualquer tipo de radiação.
Corpos luminosos e iluminados

·     Corpos luminosos:
É uma espécie de luz primária capaz de emitir luz própria, proporcionando, então, iluminação para o meio onde está a ser emitida.
Ex: o Sol, a chama de uma vela, ou até mesmo qualquer corpo aquecido até certa temperatura pode se tornar luminoso.

·     Corpos iluminados:
São os corpos que não possuem a capacidade de emitir luz própria. Os corpos iluminados apenas refletem a luz que recebem.

Ex: homem, carro, um lápis, etc.